Espiritualidade Conjugal


O Matrimônio e sua espiritualidade

(Pe. Henri Caffarel)


Viver o matrimônio e aprofundar a fé com a ajuda de uma equipe. Os meios são: oração conjugal e familiar; diálogo sob o olhar de Deus; reunião mensal para oração e partilha; uma regra pessoal de vida e retiro espiritual. Reunidos sob a invocação de Notre-Dame des Foyers (Nossa Senhora das Famílias), os casais crescem em espiritualidade conjugal e familiar, que contempla também uma mística da sexualidade no contexto da criação. Desde 1954 até hoje, vários encontros internacionais confirmam que o amor humano é o caminho para a santidade e o “casal é o rosto sorridente e doce da Igreja” (Paulo VI). Hoje, milhares de casais, espalhados pelo mundo, vivem a beleza da vocação conjugal e familiar para a santidade e testemunham um modelo de Igreja doméstica, fundamental para a transformação do homem moderno.

O silêncio místico em Troussures

Em 1973, o padre Caffarel cede o lugar a uma equipe mais jovem, que continua o “grande esforço de oração, de reflexão e de transformação, para descobrir a vontade de Deus sobre o movimento e sua missão...” e se recolhe em Troussures, 80 quilômetros de Paris, onde funda uma escola de oração “como o meio ideal para despertar e desenvolver o ‘coração novo’”.

Escreve muito (mais de 15 obras) e lá permanece até a morte, em 1996. É a última lição de humildade deste homem “sedento de Deus”, que, além de articular uma nova espiritualidade conjugal, conseguia permanecer horas em oração interior, sem se mover, recolhido no mais profundo de si.