terça-feira, 3 de maio de 2011

"Este é o meu Filho amado, que muito me agrada. Escutem o que ele diz." (Mt 17,5)

Os Pontos Concretos de Esforço são uma característica essencial das Equipes de Nossa Senhora. A cada ano equipista somos convidados a dar ênfase a um ou mais PCEs. Neste ano em que estudamos sobre a formação, damos especial atenção, de forma mais intensa, a todos os PCEs.


Nesse mês mariano vamos refletir sobre a Escuta da Palavra. Maria nos ensina a escutar e a obedecer a Palavra de Deus:“Faça-se em mim, segundo a tua palavra”(Lc 1,38). A escuta regular da Palavra permite aos equipistas, não somente conhecer a Deus, mas, acima de tudo, enraizar-se melhor no Evangelho. Essa escuta faz com que cada pessoa do casal entre em contato direto com a pessoa do Cristo. Esse contato pessoal é o pilar de toda a vida espiritual, pois “a ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”(João Paulo II - Guia das ENS, 24, 2010).


Hoje somos tentados a ouvir muitas coisas que não levam a Deus. A correria da vida cotidiana nos envolve num ativismo tal que, às vezes, deixamos de lado o que é mais precioso e essencial para as nossas vidas: a Escuta da Palavra. Nela, entendemos o que Deus nos diz nas diversas circunstâncias da vida. “Queridos irmãos, peço-lhes para dar espaço, a cada dia, para a Palavra de Deus, a nutrirem-se dela e a meditarem-na constantemente. Ela é também uma preciosa ajuda para escapar de um ativismo superficial, que pode satisfazer por um momento o orgulho, mas que, no final, deixa um vazio e insatisfação”(Bento XVI, no Angelus de 06/03/2011). Porém não basta apenas escutar a Palavra, mas pô-la em prática em tudo que fizermos; ela é luz para os nossos caminhos (cf Sl 119,105). Todos os outros PCEs partem desse. Sem a vivência desse os outros não têm sentido, serão vazios, sem eficácia.


Portanto, “Coloquem essas minhas palavras no coração e na alma! Amarrem essas palavras na mão como sinal. E que elas sejam para vocês como faixa entre os olhos. Vocês devem ensiná-las a seus filhos, falando delas sentado em casa e andando pelo caminho, deitado e de pé. Você deverá escrevê-las nos batentes da sua casa e nas portas da sua cidade, para que os dias de vocês e os dias de seus filhos se multipliquem sobre a terra.” (Dt 11, 18-21).


Um abraço com carinho.
No Coração de Jesus,


Pe. Miguel Batista, SCJ
SCE Super-Região Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário